o luthier

Se tivesse que buscar uma definição diria que sou um artista multi-linguagem em tempo integral.

Tudo começou desde muito pequeno fabricava vários de meus próprios brinquedos, numa época em que a brincadeira verdadeira era construir, e não brincar com o brinquedo pronto. Transportar e canalizar todo esse estímulo de artesão para a fabricação de instrumentos musicais foi somente uma questão de tempo.

Logo que comecei a aprender a tocar a Viola Caipira, quase que instintivamente comecei a pensar em como fazer uma. E numa época que foi praticamente o nascimento da internet que conhecemos hoje, a dificuldade de encontrar um profissional especializado e a falta de informações técnicas fizeram com que iniciasse por conta própria, de maneira autodidata, a fazer pequenos reparos e melhorar algumas questões de tocabilidade em meus próprios instrumentos, aspectos bem típicos do cotidiano de um luthier.

Minha primeira viola “de luthier”, fabricada num processo artesanal, com toda uma história de concepção e projeto, diferente dos instrumentos fabricados em série, foi do Levi Ramiro, de Pirajuí/ SP. E foi somente em 2004, após convencer o próprio Levi a me mostrar os primeiros passos da fabricação de um instrumento que fabriquei minha primeira viola.

Mais de quinze anos depois de ter abandonado minha formação universitária de zootecnista para me dedicar exclusivamente à fabricação de instrumentos musicais, tenho em meu currículo hoje mais de 300 instrumentos fabricados de forma artesanal, espalhados em 20 estados brasileiros e em Países como Japão, Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Itália, Áustria e outros.

Duas vezes premiado com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, em 2010 e 2013, me orgulho do reconhecimento por tantos anos de trabalho e dedicação no cenário da luteria nacional.

OFICINA DE LUTERIA

Acesse o Álbum de Fotos para conhecer mais
sobre os instrumentos fabricados em minha oficina